Nota de repúdio às declarações do ministro Ricardo Salles

Nota de repúdio às declarações do ministro Ricardo Salles - IBAM
Foto: Marcelo Camargo/ABr

O Instituto Bem Ambiental se junta a outras entidades de defesa ambiental e também manifesta seu repúdio às declarações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, feitas há um mês, em reunião ministerial, e reveladas nesta sexta-feira, 22 de maio.

Sentindo-se à vontade entre seus pares e sem qualquer pudor por estar sendo gravado, certamente por acreditar que tal conteúdo nunca chegaria ao conhecimento da sociedade, o ministro evidenciou sua compreensão míope de como se dá a construção de políticas públicas. Ainda que não seja surpresa a falta de apreço de Salles pelo diálogo e pelo estabelecimento de uma agenda ambiental conciliatória de interesses, não deixa de ser estarrecedor ouvir termos como “parecer, caneta” e “ir passando a boiada”.

Afinal, a que tipos de interesse um governo busca atender quando suas medidas devem se aproveitar de uma suposta baixa de vigilância da imprensa e da sociedade para serem implementadas? Uma vez mais, por todas as demonstrações já ocorridas anteriormente, não podemos nos dizer surpreendidos, mas as últimas declarações de Salles permitem-nos entender melhor a dinâmica que leva à MP (agora “repaginada” em PL) da Grilagem, ao decreto que exclui alguns tipos de formações vegetais da Lei da Mata Atlântica, à anistia promovida pelo regramento de áreas de uso consolidado.

Se já tínhamos certeza da falta de conhecimento técnico de Salles para ocupar tão importante cargo, agora também conhecemos sua incompatibilidade moral. Por isso, ao contrário do que o ministro possa acreditar, o IBAM e demais entidades e instituições de proteção ambiental continuam alertas e mobilizadas para o combate ao sistemático ataque empreendido contra a biodiversidade nacional.

Diretoria IBAM