IBAM

O Instituto do Bem Ambiental – IBAM – nasceu da vontade de construir uma agenda positiva, criativa e propositiva para o meio ambiente. Fazer o bem transforma o mundo, traz felicidade e bem-estar. Fazer o bem ambiental traz esperança para as novas gerações. Venha conosco fazer o bem!

Clima e Florestas

O carbono é o quarto elemento mais abundante do planeta. Os ecossistemas florestais estocam 638 gigatoneladas de carbono (1Gt = 1 bilhão de toneladas). Ou seja, considerando o carbono estocado nas florestas, na serrapilheira e no solo juntos, a quantidade é maior do que em toda a atmosfera, com cerca de 750 Gt C (FAO, 2005). O IBAM trabalha em prol do desenvolvimento de políticas públicas ligadas as mudanças climáticas e uso do solo, a conservação e restauração da Mata Atlântica, através de projetos e publicações nacionais e internacionais.

Cidades

Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive nas cidades, tendo sido esse um processo sem o adequado planejamento, principalmente quanto às mudanças climáticas. As cidades carecem de projetos de revitalização de suas ruas, de seus bairros, de sua infraestrutura básica e de suas comunidades. O IBAM dedica-se à ampla conscientização das possibilidades da urbanização resiliente e inteligente, à discussão produtiva da diversidade urbana, da renaturalização e recuperação dos seus rios e de suas nascentes.

Água

Sendo um elo entre a vida e o meio físico, a água deve ter tratamento à altura de sua importância. O IBAM crê na gestão eficiente dos recursos hídricos em larga escala. Devemos valorizar os locais e as pessoas responsáveis pela sua qualidade, através de Pagamento dos Serviços Ambientais; estimular a produção e conservação das águas em locais de baixa disponibilidade e promover a conscientização e uso eficiente por aqueles que dependem, direta ou indiretamente, de seus atributos.

Projetos

Clube do Bem

Um grupo de pessoas e instituições conectadas e organizadas destinadas à promoção do Bem Ambiental.

Áreas prioritárias para a restauração da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH WEBGIS

A escolha das áreas para restauração deve ser pautada pela conjunção de diferentes fatores. Dentre eles, a escassez de água, tem sido um grave problema para grande parte das cidades de Minas Gerais. A definição de áreas prioritárias para restauração, junto às Áreas de Preservação Permanente, vem de encontro à necessidade de recuperação dos mananciais que abastecem as cidades. Conectar fragmentos florestais e aumentar a vegetação ao redor de unidades de conservação também são ações prioritárias para incrementar a biodiversidade O IBAM desenvolverá um projeto piloto de restauração florestal em áreas prioritárias para a restauração da Mata Atlântica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, na sequência, para a Mata Atlântica Mineira. Aguardem notícias!

Viver o Bem Ambiental – Centro de Referência em Pesquisa para a Restauração florestal

O protocolo do PACTO já está publicado e disponível, contendo a metodologia de restauração a ser adotada pelos executores que desejarem aderir ao PACTO. Para que a implantação da metodologia seja efetiva é necessário realizar cursos de capacitação e pesquisas acessórias, pensando nas particularidades de cada local a ser restaurado. O Viver o Bem Ambiental tem o objetivo de promover uma experiência inovadora e moderna através do seu Centro de Pesquisa onde as atividades serão realizadas.

Índice Bem Ambiental

O índice IBAM quer potencializar as ações individuais através de sua ampla divulgação em uma plataforma socioambiental. Através do reconhecimento e da valorização das ações diárias a favor do Bem Ambiental acreditamos na criação de uma atmosfera positiva em que os ganhos socioambientais ganham escala de maneira exponencial!