O muriqui, a guapeba e o Dia Mundial do Meio Ambiente

O muriqui, a guapeba e o Dia Mundial do Meio Ambiente

Muriqui-do-norte - IBAM

O muriqui-do-norte (Brachyteles hipoxanthus) se alimenta, entre outros frutos, da guapeba (Chrysophyllum imperiale), no Parque Estadual do Rio Doce-MG. Ele faz a maior algazarra quando tem frutas nessa árvore, segundo o biólogo Luiz Dias, autor da foto que ilustra este post. Mas esse muriqui é um privilegiado, porque só nesse parque eles podem comer essa “iguaria”.

D. Pedro II também era fã desses frutos. Na época do império, ela era conhecida como árvore-do-imperador e estava presente na Mata Atlântica em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com a destruição das florestas, as duas espécies figuram nas categorias mais ameaçadas de extinção no Brasil, e estão presentes em poucas áreas de floresta.

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos homenagear essas espécies, que resistiram bravamente até os dias de hoje. E dizer que podemos mudar essa realidade, para que outros animais, em outras matas – as que já existem, e as novas, que podemos plantar -, possam também comer desse fruto.

Leia mais sobre a árvore-do-imperador nesta reportagem da revista Terra da Gente, publicada em 2014, e que entrevistou, entre outros pesquisadores, a diretora do IBAM Tereza Spósito: clique aqui.