O papel da natureza na recuperação econômica pós-pandemia

O papel da natureza na recuperação econômica pós-pandemia

Soluções Baseadas na Natureza - IBAM

Após a Grande Depressão, o governo dos Estados Unidos lançou o programa Civilian Conservation Corps, que entre outras marcas foi responsável pelo plantio de três bilhões de árvores. Na Coreia do Sul, parcela significativa do pacote de estímulo lançado para debelar a crise financeira de 2008 foi destinada à restauração de rios e florestas. E, já com vistas no mundo pós-pandemia, a Alemanha anunciou 700 milhões de euros para apoio a ações de manejo e conservação florestal. 

O que todos os exemplos acima indicam? Que investir na proteção e restauração de ecossistemas não é apenas uma questão de agenda ambiental, mas também um grande vetor de desenvolvimento econômico. 

Essa premissa é defendida pelos pesquisadores Jonathan Cook e Rod Taylor, do World Resources Institute, em artigo intitulado “Nature is An Economic Winner for COVID-19 Recovery”.

O artigo, que está disponível em português no site da organização, detalha como as Soluções Baseadas na Natureza são um caminho viável para recuperar a economia global, cita bons exemplos que já estão em curso e propõe cinco áreas de ação para restaurar ecossistemas e a economia.

Acesse o artigo aqui.