#SER 2017 – VII World Conference on Ecological Restoration

#SER 2017 – VII World Conference on Ecological Restoration

VII World Conference on Ecological Restoration
V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica
I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica

A Sociedade para a Restauração Ecológica (SER) promoveu na última semana de Agosto/17 sua sétima Conferência Mundial em Foz do Iguaçu.

 

 

A conferência atraiu mais de 1.000 delegados representantes de 66 países do mundo inteiro, incorporando grande diversidade profissional e cultural das três sociedades que organizaram o congresso e que representam todas as partes interessadas na restauração – de pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas, a artistas, educadores, estudantes e líderes comunitários. Os delegados eram de todos os setores – agências governamentais, organizações intergovernamentais, ONGs e setor privado – com uma ampla gama de competências profissionais em ciências naturais e sociais, arquitetura paisagística, engenharia ambiental, planejamento urbano e regional e políticas públicas, entre outras.

Thiago Metzker e Tereza Spósito do IBAM estiveram presentes no evento participando de debates, reuniões e apresentação de trabalho cujo tema foi: ‘Contributions for restoration in Rio Doce watershed, Brazil: Studies on forest species growth rates in a 6-years permanent plots’. De acordo com Dra. Tereza o objetivo foi indicar algumas espécies monitoradas no Parque Estadual do Rio Doce que poderiam contribuir para os processos de restauração florestal na bacia hidrográfica do rio Doce. “Comparando o crescimento específico com o crescimento médio nos 6 anos de monitoramento,  utilizamos um índice demográfico que indicou algumas espécies de crescimento rápido, que poderão auxiliar no sucesso dos plantios de recuperação que deverão ocorrer na região afetada pela tragédia da Samarco, em novembro de 2015”.

Dentre as agendas do congresso, aconteceu no SER 2017 o lançamento do primeiro produto do GT Gênero e Diversidade: a cartilha ‘Semeando Equidade’ sobre a perspectiva de Gênero na restauração de Paisagens. O IBAM também faz parte desse coletivo e participou do lançamento. Thiago Metzker relatou que o evento foi um marco importante na agenda da restauração: ‘Precisamos falar mais sobre igualdade de oportunidades na perspectiva de uma agenda positiva para a a restauração para a promoção de ganhos socioambientais. O ganho de escala dos projetos deve vir a acompanhado também de mais justiça social e amplo processo de conscientização’. Metzker ressaltou ainda o papel do Pacto, com a liderança de sua secretaria executiva – Ludmila Pugliese – que coordenou os trabalhos junto às outras instituições parceiras, para viabilizar o lançamento desse material no SER 2017.

Para saber mais sobre o PACTO:

O Pacto pela restauração da Mata Atlântica (PACTO) é um movimento multi-stakeholder, que tem como meta restaurar 15 milhões de hectares de mata atlântica no Brasil até 2050, por meio da coordenação e integração de esforços e ações de seus mais de 260 signatários, com o objetivo de estabelecer paisagens sustentáveis e economicamente viáveis.

http://www.pactomataatlantica.org.br/